Apesar do yoga ser único, existem diferentes caminhos que levam ao mesmo objetivo, ajustando-se melhor aos diferentes tipos de carácter e personalidades que existem.
Os principais tipos de yoga são:
Karma yoga - yoga da ação
Karma yoga é uma atitude perante a vida que se caracteriza pelo espírito de serviço, entrega e desapego. Aproveitam-se e utilizam-se todas as ações quotidianas como uma via para realizar o estado de União, ou seja, o estado de yoga.
Bhakti yoga - yoga da devoção
Bakhti yoga é o yoga do amor puro e da devoção à divindade, ao guru, à humanidade, à natureza, ao absoluto.
Direciona-se todo o potencial emocional ao objeto de devoção.
Jnana yoga - yoga da indagação
Jnana yoga é o yoga do conhecimento e sabedoria.
Pode se dizer que está dividido em 2 etapas: primeiro analisa-se e examina-se o que se quer conhecer através da mente racional, depois inicia-se um processo de questionamento com o fim de se aprofundar mais para além da mente racional.
Raja yoga - yoga da introspeção
Raja yoga significa yoga real, mas normalmente utiliza-se a designação de yoga mental. É a via da introspeção. Indaga-se a mente, explorando a consciência nas suas diferentes dimensões ou níveis de manifestação: consciente, inconsciente e super consciente.
Hatha yoga - yoga do equilíbrio das forças internas
Hatha yoga é o mais conhecido e praticado no Ocidente. É um sistema de técnicas psicofisiológicas que incluem posturas (asanas), chaves energéticas (bandhas), gestos psíquicos (mudras), exercícios respiratórios (pranayama) e de purificação interna (shatkarmas).
Atuam diretamente sobre o corpo-mente, purificando-o e fornecendo-o de harmonia e equilíbrio.
A prática combinada destes yogas é conhecida por yoga integral.
A fronteira entre cada um destes tipos é muito ténue e independentemente de se praticar mais um tipo ou outro chega um momento em que se praticam todos, como consequência de um processo de crescimento, desenvolvimento e maturidade.
Comments